É preciso ficar atento ao serviço feito em seu aparelho. Na SOS Televisores sempre mantemos a transparência do que é realizado no equipamento do nosso cliente, e estamos sempre abertos a vistorias pela parte dos mesmos. Muitos dos casos que chegam até nós são de aparelhos que podem ser consertados com componentes originais, não sendo necessário a troca da peça com defeito por completo, o que diminui bastante o preço cobrado do cliente.
Consertar a peça não é algo ruim e que resultará em menor vida útil do aparelho, contanto que o conserto seja feito por profissional capacitado e equipamento correto para cada tipo de serviço, assim como realizar os testes necessários que garantem o funcionamento do conjunto. Os casos de trocas de placas ou peças devem ser praticados quando realmente não há possibilidade de conserto, ou quando o valor dos componentes para conserto supera o valor da placa nova.
Sugerimos a todas as pessoas que nos contactam verificar sempre o que é feito em cada aparelho. Aqui na SOS Televisores já passaram alguns casos de clientes que tiveram aparelhos mexidos por outras assistências, onde foi prometido troca de peça e cobrado valores exorbitantes, porém ao abrir a TV na frente dos mesmos clientes tivemos diferentes surpresas: já vimos adaptações, peças consertadas com componentes “paralelos” (que voltaram a dar defeito em pouquíssimo tempo) e muitas “gambiarras”. Acreditamos que o que mais surpreendeu esses clientes foi a falta de honestidade, pois o valor praticado não foi condizente com o que foi feito.
Acreditamos que a transparência é essencial, e por conta disso até já deixamos de atender alguns casos onde não haviam peças originais, ou casos onde o conserto não compensaria por se aproximar muito do valor de aparelhos novos e com melhor tecnologia. Alguns desses casos até nos renderam indicações por conta da transparência. =)
Nos casos de peças trocadas, há sempre a prática da assistência ficar com a peça defeituosa para recuperação futura, ou utilização de componentes para conserto de outras placas. É uma prática comum e que inclusive reduz o lixo eletrônico descartado. Esses casos devem ser informados para o cliente, e sempre que possível, a assistência deve mostrar a peça sem conserto e a peça nova. E não condenamos a troca de peças, inclusive a praticamos dentro do que já foi explicado: alguns casos não são passíveis de conserto ou não compensam por ter muita avaria, normalmente situações onde houve dano elétrico por descarga de energia (raio ou sobrecarga da parte da operadora).